22 de out de 2013

Filme Ágora, no Brasil traduzido para Alexandria

Alexandria é um filme que se passa no Egito e conta a história de Hipátia, uma mulher que dedica a vida ao estudo e ensino de filosofia, matemática e astronomia, no filme sua principal preocupação é com o movimento da terra entorno do sol, a mesma é a única personagem feminina do filme. Hipátia ensina em Alexandria, junto à biblioteca, entre seus alunos se destacam Orestes e Sinésius. Orestes é apaixonado por Hipátia, amor não correspondido por ela e Sinésius é adepto ao cristianismo. O filme trata do conflito religioso entre judeus e cristãos.
Hipátia possui um escravo fiel, Davus, também apaixonado por ela, capaz de fazer qualquer coisa por sua senhora. Hipátia não pensava em vida amorosa ou muito menos em casar-se e ter filhos, somente queria saber da ciência e pagou caro por isso. Após conflitos e mortes entre judeus e cristãos, os cristãos se apoderaram da situação, destruíram a biblioteca de Alexandria, os deuses e cultura dos grego-romanos. Os moradores para viverem tiveram que se converter ao cristianismo. Orestes tornou-se cristão, e o prefeito da cidade, já o escravo Davus foi liberto por Hipátia e vivia no conflito entre a religião e sua paixão. Sinésius tornou-se bispo de Sirene.
Hipátia continuou com seus estudos e era a melhor amiga de Orestes, por motivos de enfraquecer Orestes, o líder religioso do cristianismo o atingiu atacando Hipátia, ela foi acusada de ser atéia e bruxa. Como Hipátia preferiu ficar com sua filosofia, ela foi morta por cristãos. Na verdade por seu fiel Davus que na tentativa de minimizar sua dor a mata antes dos irmãos a apedrejarem.

Em suma, Alexandria é uma narração de conflitos religiosos, onde cada religião segue suas doutrinas como corretas e são capazes de matar e morrerem em nome de seus superiores, em nome de seu Deus. E mostra como a mulher era vista, o pensamento do cristianismo sobre a mulher, e como ela não tinha vez e nem voz, mesmo mulheres como Hipátia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário